Ao dar início a uma nova empreitada, com a escolha certa do seu nicho de mercado, é preciso primeiro identificar seus gostos, analisar as opções e conferir dicas essenciais para essa nova fase. Nós te ajudamos nisso!
Reflita: o que você gosta de fazer?
É muito importante que o seu negócio tenha a ver com você. Afinal, quando fazemos ou trabalhamos com algo de que gostamos, tudo flui melhor. O primeiro passo para escolher um segmento para empreender é elencar seus gostos pessoais, suas habilidades e seus desejos.
Tente se visualizar nos nichos e lembre que você terá que lidar com aquilo todos os dias. Reflita sobre suas passagens na carreira profissional, seus propósitos e suas motivações.
Qual é o seu investimento?
Para dar início ao seu negócio, é preciso que você tenha em mente qual será o seu investimento inicial, ou seja, quanto dinheiro você está disposto a colocar para que o projeto comece a funcionar efetivamente.
Para saber quanto terá que investir, é preciso levar em consideração todos os custos iniciais de uma empresa, que incluem infraestrutura, treinamentos, marketing e gastos, ou no caso de franquias ou licenciamento, os custos para aquisição.
No cálculo do investimento inicial, indicamos montar uma primeira planilha, contendo todos os custos mencionados. Para ter certeza de que nada está sendo esquecido, recomendamos que essa planilha seja divida em três partes: investimento fixo, investimento pré-operacional e capital de giro.
O investimento fixo trata-se de toda a infraestrutura necessária para colocar seu negócio de pé. Sendo assim, nessa tabela, coloque todos os itens, valores unitários, quantidades e calcule o valor total.
Já o investimento pré-operacional vai possibilitar que você tenha conhecimento de quanto custam as ações para que seu negócio comece a funcionar, estando inseridos valores referentes a treinamento de funcionários, marketing no geral (criação de site/marca e divulgação), registro da marca, aquisição de sistemas de gestão, custos mensais com escritório de contabilidade e legalização da empresa.
Por último, elabore a tabela de capital de giro, que te mostra o valor estimado para que sua empresa funcione mensalmente. Para isso, leve em conta despesas como salário dos funcionários, contas de água, luz e internet, impostos, custos com fornecedores e para produção ou aquisição de estoque mínimo.
Quais tipos de segmentos para empreender?
Antes de identificar o melhor segmento para empreender, é preciso que você conheça as opções disponíveis no mercado.
O nicho de mercado trata-se do segmento de um mercado maior, que possui suas próprias demandas e preferências. A vantagem de se concentrar em um nicho de mercado, que pode ser maior ou menor, é centralizar-se nas necessidades de um consumidor específico, consequentemente, atendendo-o melhor do que os demais concorrentes.
Dentro disso, você deverá escolher em qual segmento empreender, colocando em questão as perguntas que fizemos aqui, além das vantagens de cada área.
Em 2021, o setor de farmácias teve o maior crescimento da última década. Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, houve um crescimento de 17,39% no acumulado de janeiro a setembro de 2021 em relação ao mesmo período de 2020. Além disso, o faturamento foi superior R$ 49,6 bilhões de reais.
Vendo estes números e sabendo que a PoupAqui te oferece todo o suporte necessário para abrir sua unidade, fica fácil decidir onde investir!
Entre em contato conosco e seja um licenciado!