Benefícios da vacina contra a gripe

É muito importante se vacinar, especialmente nestes tempos!
Tomar a vacina contra a gripe se tornou mais essencial do que nunca, principalmente por causa da pandemia de COVID-19. Mesmo que a vacinação contra a gripe não proteja contra a COVID-19, existem muitos benefícios importantes!
As vacinas contra a gripe têm mostrado reduzir o risco de doença gripal, hospitalização e morte, além de economizar recursos de saúde para o cuidado de pacientes com COVID-19.

A vacinação contra a gripe evita a doença

A vacina contra a gripe previne milhões de casos de doenças e consultas médicas relacionadas à gripe todos os anos. Por exemplo, entre 2019 e 2020, ela evitou cerca de 7,5 milhões de casos de influenza, 3,7 milhões de visitas médicas associadas à influenza e 6.300 mortes associadas à influenza.
Nas estações em que os vírus que compõem a vacina contra a gripe são semelhantes aos vírus da gripe em circulação, a vacina contra a gripe reduz cerca de 40-60% na procura por atendimento médico.

Reduz o risco de hospitalização de crianças, adultos e idosos

A vacina contra a gripe evita dezenas de milhares de hospitalizações todos os anos. Entre 2019 e 2020, ela evitou cerca de 105.000 hospitalizações relacionadas à gripe.
Um estudo de 2014 mostrou que a vacina reduziu o risco de internação de crianças em unidades de terapia intensiva pediátrica (UTI) relacionadas à gripe em 74% durante as temporadas de gripe de 2010 a 2012.
Nos últimos anos, as vacinas contra a gripe reduziram em cerca de 40% o risco de hospitalizações associadas à gripe entre adultos mais velhos.
Já um estudo de 2018 mostrou que, de 2012 a 2015, a vacinação contra a gripe entre adultos reduziu o risco de entrada em uma unidade de terapia intensiva (UTI) com gripe em 82%.

Contribui para a prevenção da doença em pessoas com condições crônicas de saúde

A vacinação contra a gripe tem sido associada a taxas mais baixas de problemas cardíacos em pessoas com doença cardíaca, especialmente entre aqueles que tiveram um evento cardíaco no ano anterior.
Ela pode reduzir o agravamento e a hospitalização por doença pulmonar crônica relacionada à gripe, como em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica. Também contribui para a redução de hospitalizações entre pessoas com diabetes e doença pulmonar crônica.

Ajuda a proteger mulheres durante e após a gravidez

A vacinação reduz pela metade o risco de infecção respiratória aguda associada à gripe em mulheres grávidas. Um estudo conduzido em 2018 mostrou que tomar a vacina contra a gripe reduziu em 40% o risco de mulheres grávidas serem hospitalizadas.
Além de ajudar a proteger as mulheres grávidas, a vacina contra a gripe administrada durante a gravidez ajuda a proteger o bebê da gripe por vários meses após o nascimento, quando ele não tem idade suficiente para ser vacinado.

Ser vacinado também protege as pessoas ao seu redor!

Incluindo aquelas que são mais vulneráveis a doenças graves de gripe, como bebês e crianças pequenas, pessoas mais velhas e pessoas com certas condições crônicas de saúde.
VACINA SALVA VIDAS. VACINE-SE!

Fale Conosco!

Gostaríamos muito de ouvir você: