Dica PoupAqui: 7 erros para não cometer na hora de abrir seu próprio negócio

É preciso agir com cautela e calcular cada passo ao abrir um novo negócio, principalmente se você está começando como empreendedor. É essencial verificar todos os riscos e possibilidades, para não colocar tudo a perder, além de não cometer erros como os a seguir:

Não ter um plano de negócios
Muitos empreendedores deixam de fazer um plano de negócios e acabam errando já de cara. Hoje em dia, é preciso ter um bom planejamento, afinal, a concorrência é grande. Não precisa ser um documento gigantesco, mas o empreendedor tem que saber o conceito do negócio, a vantagem competitiva em relação aos concorrentes e em quais regiões ele terá mais ou menos compradores. Um plano de negócios bem estruturado detalha onde os recursos humanos, tecnológicos, financeiros, entre outros, serão alocados. Ele é um material usado com o objetivo de olhar para o futuro da empresa e ajuda o empreendedor a ter um foco, a se planejar e a se antecipar aos desafios.

Não ter um diferencial
É sempre importante pesquisar a concorrência antes de abrir um negócio. E isso inclui avaliar maneiras de melhorar o serviço prestado no mercado em que se pretende atuar. É preciso ficar atento às necessidades do consumidor. A inovação pode vir de você conhecer bem seu cliente e entender como pode ir além para atendê-lo da melhor forma. Adaptar processos e ideias para a realidade do seu mercado pode ser uma das soluções. Por isso, é importante estar atento ao mercado como um todo, e não apenas aos concorrentes diretos.

Não reconhecer uma oportunidade real de negócio
Antes de abrir uma empresa ou franquia, você deve avaliar se encontrou uma oportunidade real de negócio ou se está apenas seguindo uma tendência sem analisar a aceitação do público a longo prazo. Para evitar problemas, a dica é pesquisar a concorrência e o mercado. Ir até uma loja do ramo em que se pretende atuar e ouvir os comentários e reclamações dos clientes para buscar soluções é uma boa opção, além de participar de feiras de negócios para ficar por dentro do que está fazendo sucesso no Brasil e no exterior.

Não entender quem é o seu cliente
Atirar para todos os lados não funciona no empreendedorismo. Abrir uma empresa sem saber qual é o público-alvo é sinônimo de perda de tempo e dinheiro. Muitos empreendedores acham que podem vender para todo mundo e gastam energia, tempo e dinheiro com diversos clientes. Porém, ter foco no negócio significa que você conseguirá atender melhor os clientes que procuram o produto ou serviço oferecido. Assim, passará uma boa impressão, que trará bons resultados: ou o cliente retorna ou indica o serviço a um amigo.

Não ter um bom atendimento pós-venda
Um bom empresário precisa saber lidar com as críticas, com reclamações e com a insatisfação do cliente. Uma venda feita ou um serviço prestado até o fim não significa que o trabalho terminou. O atendimento pós-venda também vai ajudar a determinar se o consumidor se tornará um cliente fiel ou se nunca mais irá voltar. É importante prestar assistência e se colocar à disposição para resolver qualquer problema. Lembre-se: as empresas que sobrevivem no longo prazo são aquelas que estabelecem uma relação de muita dedicação com seus clientes.

Falta de planejamento financeiro
Não adianta fazer um plano de negócios completo antes de abrir a empresa se você não mantiver um controle rigoroso das finanças. Isso significa ter também um planejamento financeiro, ou seja, colocar no papel, de maneira detalhada, o faturamento, os gastos, os investimentos e os lucros. Além de uma planilha com os valores reais, é interessante manter uma com projeções de um cenário otimista e outra de um cenário pessimista. Elas podem prever gastos inesperados, como manutenção, demissões ou contratações, por exemplo. Em todas as situações, é importante determinar o capital de giro necessário para manter a empresa funcionando.

Misturar o caixa da empresa com as finanças pessoais
Usar dinheiro da empresa para pagar a conta de luz de casa, a escola dos filhos ou fazer compras no shopping desestrutura o caixa. O ideal é definir o valor do pró-labore de cada sócio ou do dono e transferir o dinheiro para a conta pessoal todo mês. Colocar dinheiro do próprio bolso para cobrir gastos da empresa também está certo. Quando você mistura as contas pessoais com as da empresa, você maquia os resultados operacionais. Ter uma linha de despesas inflada pode te levar a calcular de forma errada sua margem de contribuição e fazer com que cobre mais caro pelo seu produto ou serviço. É importante separar para que a empresa cresça de forma sustentável e por meio dos seus próprios resultados!
Agora que você já anotou as dicas, chegou a hora de conhecer o modelo de negócio ideal. Entre em contato conosco e faça parte da nossa rede!

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