Uma estratégia que se popularizou nas últimas décadas e hoje representa uma das maiores tendências do marketing mundial é o marketing verde. Também chamado de marketing ambiental e ecomarketing, trata-se de um conjunto de ações, posturas e discursos que promovem a sustentabilidade e cuidados ambientais. Atualmente, é utilizado por muitas das maiores empresas do mundo e se torna cada vez mais uma exigência dos consumidores.
Os princípios do marketing ambiental são: redução na produção de lixo, reciclagem e reutilização de produtos e embalagens.
Além disso, para agir conforme os princípios da sustentabilidade, uma empresa precisa atuar de um modo que seja:
– Culturalmente aceito, promovendo também a igualdade e valorizando a diversidade
– Ecologicamente correto, sem agredir a natureza nem esgotar recursos naturais
– Economicamente viável, buscando um crescimento econômico que não agrida o meio ambiente
– Socialmente justo, com ética, solidariedade, compreensão e respeito ao próximo
Adotando a estratégia, você apresenta um diferencial em relação à concorrência, chamando atenção para sua empresa e valorizando sua marca. Isso impacta na sua capacidade de atrair e conquistar clientes.
Lembrando que você não precisa desenvolver grandes ações ou fazer grandes investimentos para aplicar o marketing ambiental, o que torna o seu retorno ainda mais interessante. Algumas das dicas, inclusive, podem representar até mesmo uma economia para seu negócio, a curto ou a longo prazo! Confira:
Economize água e energia
Reduzir o consumo de água e de energia elétrica são as formas mais simples de promover o cuidado ambiental e realizar o marketing verde. A economia de energia pode ser feita não somente com mudanças na iluminação da loja, mas também buscando alternativas para o uso de alguns aparelhos. Outra alternativa é utilizar fontes renováveis, como a energia solar.
Evite usar produtos e materiais poluentes
Elimine da sua loja os produtos de limpeza ou materiais em geral que sejam poluentes ou não biodegradáveis. Também vale tomar cuidado com a quantidade de papel utilizado em processos que podem ser completamente digitalizados, por exemplo, configurando um consumo desnecessário de recursos. Lembrando ainda que dois dos princípios do marketing ambiental é a redução da produção de lixo de modo geral e a reciclagem.
Descarte lixos e medicamentos corretamente
O descarte de resíduos em farmácias e drogarias é particularmente complexo por envolver as substâncias químicas de medicamentos que eventualmente são nocivas ao meio ambiente. Por isso, é preciso uma mobilização para o descarte correto dos medicamentos, estendendo esses esforços para o descarte do lixo comum! Separe o material reciclável do não reciclável e dê a cada tipo de resíduo a sua destinação adequada. E em relação aos medicamentos, é interessante também desenvolver estratégias de conscientização da população, engajando-a no processo de descarte mais apropriado.
Atente-se aos produtos que comercializa
Cada vez mais, os consumidores têm buscado produtos ecologicamente corretos e provenientes de empresas com produção sustentável. No setor farmacêutico, isso pode desvalorizar empresas que realizam testes em animais ou utilizam substâncias agressivas à natureza.
Estenda suas ações para além da farmácia
Dentro de suas possibilidades, considere sempre o envolvimento com ações populares, municipais ou mesmo em parcerias que promovam cuidados ambientais. Isso pode facilitar o desenvolvimento de ações realmente impactantes e que te darão visibilidade.
Além disso, por iniciativa própria, você pode promover através de sua farmácia, um mutirão de limpeza de praças ou ruas!
O que acha do Marketing Verde? Pensa em aplicá-lo no seu negócio? A PoupAqui é defensora da sustentabilidade e pratica ações pensando no meio ambiente. Faça parte disso com a gente!