Mercado farmacêutico: vantagens, benefícios e ganhos ao abrir uma farmácia

Ter o próprio negócio está em alta, principalmente no segmento farmacêutico. Em 2020, uma pesquisa realizada pelo IBGE apontou um crescimento de 7,4% no setor, estimulando muitos a perceberam várias vantagens em abrir e investir em uma farmácia.

Especialmente no modelo de licenciamento, as farmácias se mostraram um excelente negócio para quem busca solidez, lucratividade e um desempenho acima da média. Olha só:

Segmento pouco afetado por crises
Primeiramente, temos que ressaltar que uma das maiores vantagens que o segmento farmacêutico possui é que, mesmo em períodos atípicos e desafiadores (como crises econômicas), ele consegue se manter sólido, sofrendo poucos impactos.

Por contar com produtos essenciais, o mercado farmacêutico foi mais preservado durante a pandemia. Isso porque, além das pessoas passarem a cuidar mais da sua saúde, também houve um acréscimo nas vendas de produtos que não eram tão relevantes antes, como álcool em gel, luvas, máscaras e medicamentos de verminoses, por exemplo. Dessa forma, em um período onde era previsto que a economia diminuísse 5%, o segmento cresceu 12%.

Autonomia para quem busca independência financeira
Aliado ao fato de que o setor farmacêutico é pouco afetado por crises econômicas, abrir uma farmácia traz a possibilidade de adquirir a tão sonhada independência financeira. Além disso, por contar com uma alta probabilidade de retorno, é possível investir na expansão e na abertura de novas unidades licenciadas em um futuro próximo.

Possibilidade de investir em estratégias variadas
As farmácias contam com uma liberdade extra para poderem investir em estratégias que se adequem ao seu modelo de negócio. Isso porque, além de um setor de marketing que produz peças e comunicações pensadas especificamente para o padrão da farmácia, também existem departamentos que auxiliam na montagem da estratégia de vendas, se adequando ao público da região e aproveitando as sazonalidades da melhor maneira possível.

Empreendimento com grande giro de produtos
Com produtos essenciais e uma grande variedade de genéricos, abrir uma farmácia permite que o volume de vendas seja ainda maior. Nos modelos populares, por exemplo, um dos grandes diferenciais que podem ser encontrados são os chamados “cestões”, que ficam localizados ao longo da loja.

Popular ou convencional?
Também é possível escolher fazer parte de um modelo popular ou convencional. Com algumas diferenças específicas, elas se adequam aos objetivos de quem busca abrir uma farmácia.

As drogarias populares trabalham com estratégias para vender com os menores preços, atuando com foco nos medicamentos genéricos. Além disso, também não contam com check-out e a cobrança é feita pelo atendente no próprio balcão, aumentando o giro de vendas!

Agora que você já conhece todas as vantagens, que tal ser um licenciado PouPaqui? Entre em contato e saiba mais!

Fale Conosco!

 Gostaríamos muito de ouvir você: