A dor de garganta é caracterizada por inflamação, irritação e dificuldade para engolir ou falar, podendo ser passageira e surgir durante uma gripe ou resfriado, por exemplo, ou e ser persistente, o que acontece especialmente em pessoas que sofrem com amigdalites.
Quando além de vermelhidão na garganta, outros sintomas estão presentes, como aftas, inchaço ou amígdalas muito grandes e até mesmo pontinhos de pus, é aconselhado ir ao médico para que seja identificada a causa da dor e indicado o tratamento adequado.
Para te ajudar a tratar esse problema de forma rápida e precisa, montamos um TOP 4 de medicamentos indicados para dores de garganta.
1 – Analgésicos
Medicamentos com ação analgésica, como o paracetamol ou a dipirona, são muitas vezes receitados pelo médico para aliviar a dor. Geralmente, é recomendado uma administração a cada 6 ou 8 horas no máximo, cuja dose depende da idade e do peso da pessoa.
2 – Anti-inflamatórios
Além da ação analgésica, os anti-inflamatórios também ajudam a reduzir o inchaço, que é uma característica muito comum nas dores de garganta. Alguns exemplos de remédios com esta ação são o ibuprofeno, o diclofenaco ou a nimesulida, que só devem ser usados se recomendados pelo médico e de preferência, após as refeições, de forma a reduzir os efeitos colaterais a nível gástrico.
3 – Antissépticos e analgésicos locais
Existem diferentes tipos de pastilhas que ajudam a aliviar a dor, irritação e inflamação da garganta, por terem na sua composição anestésicos locais, antissépticos e/ou anti-inflamatórios, como a Ciflogex, Strepsils e Neopiridin. Estas pastilhas podem ser usadas isoladamente ou associadas a um analgésico ou anti-inflamatório de ação sistêmica.
4 – Antibióticos
Caso a dor de garganta seja causada por bactérias, o médico pode recomendar o uso de antibióticos. Na maioria dos casos, é indicado o uso de Amoxicilina, que deve ser usado conforme a orientação médica, podendo ser indicado tomar a cada 8 ou 12 horas. Além da amoxicilina, o médico pode recomendar o uso de outros antibióticos, de acordo com o agente infeccioso responsável pela inflamação da garganta, podendo ser indicado o uso de Azitromicina, Eritromicina, Clindamicina e Cefalexina, por exemplo.
Esteja sempre atento aos sintomas e procure um médico ou vá até a farmácia mais próxima para ter acesso ao tratamento ideal!